Escrevemos desse jeito
Se queremos ser uma marca sem enrolação, precisamos falar direto e construir confiança. Quem escreve pro Jeitto precisa entender de finanças, claro, mas, mais do que isso, tem que entender de gente. Tem que falar como nosso público fala.
Nossa comunicação é inspirada na vida real. Nosso texto mostra nosso impacto na vida das pessoas de forma prática: é mais rápido do que passar um café. Em vez de falar sobre realizar sonhos, a gente tá lá pra dar aquela força quando o gás acaba. É mais agora e menos promessas.
Isso vira uma linguagem próxima e que mostra que o Jeitto se adapta ao contexto de qualquer pessoa. Usamos as palavras de forma amigável, responsável, cordial e personalizável. Uma linguagem verbal versátil.
Usamos gírias com cuidado, priorizando aquelas que são amplamente entendidas em todo o país. Somos descontraídos, com um toque de humor afiado, mas sempre claros e profissionais.
A gente quer que você entenda tudo de forma descomplicada, porque crédito é coisa séria, mas não precisa ser chato.
Precisa ser popular.
Mas quando falamos de uma identidade verbal versátil, queremos dizer que nada é batido em pedra, e nossa linguagem sempre se adapta aos diferentes pontos de contato do nosso público.
Só que versatilidade não pode ser sinônimo de genérico.Por isso, pra lembrar sempre como nossa identidade verbal funciona, recorremos ao nosso tom de voz!
Crédito responsável para inclusão e transformação
Sabemos que o superendividamento não é só uma questão de números — é algo que impacta vidas, sonhos e a tranquilidade de milhões de brasileiros. É por isso que nossa luta é contra esse ciclo que aprisiona, e a favor de um crédito que liberta.
Acreditamos em oferecer soluções financeiras que empoderem, sem sobrecarregar, ajudando hoje sem comprometer o amanhã.
Estamos aqui para facilitar o esforço de quem faz muito com pouco. Nosso crédito é seguro, transparente, justo e ajustado à realidade de quem confia na gente. Sem surpresas, sem armadilhas, só clareza e respeito.
Mais do que combater o superendividamento, acreditamos na inclusão financeira como ferramenta de transformação social. Queremos que mais brasileiros tenham acesso ao crédito produtivo, que abre portas e cria possibilidades.
Dar acesso ao crédito de forma responsável e promover inclusão financeira não é só o que fazemos — é o que somos. E é isso que nos guia, todos os dias.
Como nossa personalidade vira palavra.
Personalidade
tom de voz
Pra brasileiro, falar de dinheiro é meio tabu. Por isso, nós falamos menos como o sistema financeiro tradicional e mais como um brasileiro comum. Com seriedade, mas sem ser chato. Usamos expressões porque acreditamos que falar de dinheiro, precisa ser popular. Então saímos do Português-Brasileiro, que os outros usam, e vamos para o PT-BR que os brasileiros vivem!
Jeitto é pra quem quer resolver.
Crédito aprovado com muito mais facilidade.
Improviso garantido chama Jeitto.
Feito pra gente como você, que vai lá e resolve!
Crédito aprovado, facinho, facinho!
App financeiro que ajuda o seu corre?
Aqui tem Jeitto!
Personalidade
tom de voz
Quando você para pra ver comunicações de instituições financeiras, elas são sempre exaustivas. Aqui é o oposto! O Jeitto não enrola, ele vai direto ao ponto, em pratos limpos! Nada de enrolação: a coisa é explicada de forma direta, usando o mínimo de palavras possível. Mais importante do que um cliente que fecha é um cliente que entenda o que está fechando.
Fora dos planos? Tem jeito no Jeitto! Parcele.
Conta pro seu amigo e, juntos, contem com o Jeitto.
Dinheiro para aprovar empréstimo? De jeito nenhum.
Perrengue inesperado? Calma que a gente dá um Jeitto!
Quem avisa, amigo é! Recomenda o app e bora dar um Jeitto!
Dinheiro pra empréstimo? Aqui a gente nunca pede sua grana.
A rotina pode ser corrida,
mas o Jeitto tá aqui pra
facilitar o caminho. Baixe o
app e veja como ele pode
ajudar no seu dia a dia! 🚀
Personalidade
tom de voz
Pro nosso público, finanças pode ser um gatilho negativo. Por isso, o Jeitto é otimista, fala de um jeito sempre positivo e evita ao máximo focar nas dificuldades. Mas sempre sendo verdadeiros, tá? Então nada de viver num mundo fantástico de promessas e muito romantizado.
A gente celebra, mas a gente também alerta, e tudo isso sem abrir mão do tim-tim por tim-tim
Seu limite tá liberado! Bora aproveitar
e fazer acontecer? J
eitto é pra fazer acontecer e abrir
caminhos.
Oba, limite aumentou! Mais chances
pra você fazer ainda mais.
Bora abrir novos caminhos juntos?
O Jeitto chegou pra te dar aquela força!
Fulano, seu limite acabou de aumentar! Estamos aqui
pra comemorar junto porque sabemos que, no dia-a-
dia, uma mão na roda dessas faz toda a diferença.
E aí, pronto pra fazer acontecer ainda mais?
Personalidade
tom de voz
Uma das coisas mais importantes na hora de falar sobre dinheiro, é confiança. Você não discute salários com um estranho, mas com um amigo, sim. Por isso, nossa linguagem é a de alguém gente boa e, dentro desse conceito, englobamos a honestidade de falar de forma clara. A casualidade de não complicar ainda mais questões burocráticas, e mais do que tudo, não infantilizar o nosso consumidor.
O Jeitto é gente boa porque é humano.
É falar como a gente gostaria de ouvir.
Pra dar um Jeitto no churrasco
de domingo.
Pra dar um Jeitto na conta de luz que aumentou no verão.
Domingo pede um churras! Faltou
crédito? Conta com a gente!
Luz subiu no verão? Abre o app e
vamos dar um Jeitto!
Jeitto ou Jeito?
A ideia é simples: antes de usar o nome da marca, pense se o contexto pede o nome Jeitto ou se a palavra como está no dicionário já dá conta do recado. Ah, e mesmo quando usamos Jeitto no texto, não quer dizer que vamos colocar o logotipo no meio das frases, ok?
Outra dica importante: gostamos de usar as duas formas de grafia para criar uma repetição que fique marcante.
Quando falamos do nosso produto, nossas soluções e da nossa parceria.
Em expressões já conhecidas e usadas pelo público.
Resumo:
Produto, solução ou parceria? Sempre Jeitto, com J maiúsculo.
O “T” duplo em outras palavras
Aqui, usamos o “T” duas vezes para fortalecer nossa marca, agregando outras palavras que permitam essa modulação, com a intenção de falar: ninguém entende mais o jeito brasileiro que a gente!
Porém, priorizamos apenas o uso do nome da marca no institucional e temos exceções pontuais que podem ser usadas em outros momentos da comunicação.
O “T” duplo em outras palavras
No atendimento, ao final de interações positivas, em community magament, na resposta de elogios, e na comunicação de CRM.
Evitamos:
Em contextos institucionais, evitamos dobrar o “t" em palavras que não sejam o nome da nossa marca.