voltar
Meu negócio
por
Luiza Pietra
October 4, 2021
Empréstimo para MEI: o fôlego extra que seu negócio precisa
Veja como o empréstimo para microempreendedor pode ajudar no seu negócio e quais são as opções disponíveis no mercado

Foto de FG Trade disponível no iStock

Em 2020 a economia mundial foi afetada por consequências da Covid-19 e os impactos estão presentes até hoje. Neste cenário, os micro e pequenos empreendedores foram diretamente impactados, precisando desacelerar seus serviços e lidar com diversos desafios.

Quando um trabalhador autônomo precisa dar um tempo em suas atividades, sua única fonte de renda é cortada, mas o problema é que as contas não param de chegar. Essa situação faz com que a opção seja buscar novas alternativas para se reinventar e conseguir enfrentar este período. 

Seja com o objetivo de fazer melhorias no seu negócio para se adaptar ou evitar o acúmulo das dívidas, o empréstimo para microempreendedor passou a ser uma solução muito buscada . Para conferir quais são os tipos de empréstimo para MEI é só continuar lendo.


O que é MEI

MEI é a sigla para microempreendedor individual. Esse é considerado um modelo empresarial mais simples, criado para facilitar o trabalho de pessoas que exercem suas funções por conta própria, recebendo o registro de pequeno empresário e a possibilidade de exercer uma das mais de 460 modalidades de serviços, comércio ou indústria. 

Alguns exemplos de profissionais MEI são cabeleireiros, maquiadores, manicures, marceneiros, pintores, pedreiros, jardineiros, vendedores, confeiteiros, costureiras, fotógrafos, músicos independentes e DJs. 

Quando uma pessoa se formaliza como MEI, ela passa a ter o próprio Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o famoso CNPJ. Além de também adquirir a possibilidade de emitir notas fiscais e de ter o acesso aos benefícios da Previdência Social. 

Mesmo com a pandemia, o Brasil registrou recorde na abertura de MEI. De acordo com o levantamento feito pelo Sebrae com dados da Receita Federal, em 2020,  foram mais de 2,6 milhões de novos microempreendedores individuais. Ao todo, o número de MEI ativos atinge mais de 11,3 milhões por todo o país.


O que é necessário para iniciar como MEI?

Além de precisar estar com a documentação necessária regularizada, também é importante olhar para a função que você vai exercer e se perguntar “O que é necessário para começar?”. 

Muitas profissões como MEI necessitam de materiais para serem colocadas em prática, por exemplo, para que um cabeleireiro possa dar início aos seus atendimentos, é necessário ter uma estrutura básica, com cadeira, lavatório de cabelo, secador, tesouras e outros itens mais. 

Começar ou manter uma empresa em funcionamento em plena pandemia, não é uma tarefa nada fácil. É muito difícil investir no próprio negócio, pagar as contas e ainda tentar adquirir caixa. São casos como esse em que a busca por empréstimo para microempreendedor começam. 


Quais são os tipos de empréstimo para MEI?

Buscar por um empréstimo é uma boa opção para ter rápido acesso ao capital de giro, esse passa a ser um dinheiro que ajuda no funcionamento da empresa, seja para ser o pontapé inicial do negócio ou para trazer cada vez mais melhorias. 

Existem diversas variedades de linha de crédito disponíveis para quem é microempreendedor individual, são ofertas que possuem taxas de juros e prazos para quitação que variam entre si, mas sempre com o mesmo propósito: ajudar no seu negócio. 

Confira a seguir quais são os tipos de empréstimo para MEI. 


 Empréstimo Pessoal para MEI

Mesmo sendo MEI, é possível que a pessoa faça a contratação do empréstimo pessoal, a diferença é que ao invés de usar o CNPJ para solicitar o recurso, é utilizado o CPF para fazer análise. 

O empréstimo pessoal para MEI nada mais é do que o recebimento de uma determinada quantia em dinheiro, que a pessoa adquire através de bancos, fintechs e financeiras. 

Esse recurso pode ser utilizado como um fôlego financeiro para o seu negócio, é uma excelente alternativa para quem está precisando, sendo ideal para realizar o pagamento de dívidas, compras de alto valor, fazer investimentos e o que mais precisar. 

Além de te ajudar a ficar em dia ou alcançar conquistas ainda maiores, o acesso do empréstimo pessoal é mais fácil, permite negociações com base no seu orçamento e também há boas condições de pagamento. 

Essa é a opção que pesa menos no bolso comparada aos outros tipos de empréstimos, e pode ser considerada a solução ideal para quem é MEI e precisa garantir um fôlego extra. 


Empréstimo com garantia de imóvel

Essa opção de empréstimo para microempreendedor é muito utilizada para quitar as dívidas do negócio ou as dívidas pessoais. 

Também conhecido como refinanciamento, o empréstimo com garantia de imóvel possui taxas de juros menores, prazos flexíveis e longos, podendo chegar a no máximo 30 anos para quitação. 

A forma de adquirir esse recurso, é transferindo o imóvel indiretamente para a instituição financeira, servindo como forma de confiança para a empresa que o disponibilizou.


Cartão BNDES

O cartão BNDES é uma das alternativas para quem procura por empréstimo para autônomos para adquirir produtos como máquinas, insumos e matérias-primas. Esse recurso pode ser utilizado seguindo as projeções de crescimento para o negócio, desde que o valor liberado não seja ultrapassado. 

Funciona como um financiamento automático, que deve ser pago em 48 parcelas fixas, as exigências para conseguir esse tipo de empréstimo são ter um CNPJ ativo, sede no Brasil e o faturamento correspondente ao de um MEI (até R$81 mil por ano). 


Cheque Especial Pessoa Jurídica 

O cheque especial pessoa jurídica funciona da mesma maneira que o cheque convencional, a única diferença é seu direcionamento para empresas. 

É importante ressaltar que essa linha de crédito possui as maiores taxas de juros, podendo ser considerada apenas em último caso. 

Agora que você já conhece os tipos de empréstimo para microempreendedor, é só fazer seu planejamento, colocar as contas na ponta do lápis e ver qual opção vai ajudar mais no funcionamento do seu negócio. 


Subtítulos:

O que é MEI

O que é necessário para iniciar como MEI?

Quais são os tipos de empréstimo para MEI?

Conteúdos que você também vai gostar

Receba nossas novidades!

Acompanhe as novidades do Jeitto e receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail.
Obrigado! Agora você vai receber as novidades do Jeitto no seu e-mail.
Informe seu e-mail corretamente
Não caia em golpes: Não solicitamos depósitos antecipados e nunca entramos em contato solicitando dados pessoais ou senhas.