Blog

Você sabe o peso das contas básicas no seu orçamento?

12.06.2018

Você sabe o peso das contas básicas no seu orçamento?

Saber a porcentagem que as contas básicas têm no seu orçamento ajuda a traçar um controle financeiro.

Você já parou para pensar no peso que as contas básicas têm no seu orçamento? Muitas famílias brasileiras comprometem grande parte do dinheiro que entra em suas contas com o pagamento de convênios, como a água, luz ou telefone, sem se dar conta do grande impacto que essas despesas representam no orçamento doméstico.

O primeiro passo para reduzir os gastos mensais é conseguir identificar quais deles consomem mais recursos, não é? Por essa razão, é fundamental conhecer a porcentagem que as contas básicas ocupam no seu orçamento e identificar quais delas podem ser reduzidas.

Neste artigo, veremos como descobrir o impacto dessas contas no seu orçamento. Confira.

A importância das contas básicas

As contas básicas recebem esse nome justamente por representarem gastos essenciais na vida de qualquer família. Todos precisamos contratar os serviços de água, luz, telefone e internet para ter uma boa qualidade de vida. Imagine só como seria viver todos os dias sem energia elétrica na sua casa – impossível, não é mesmo?

Por essas contas serem tão básicas, muitas pessoas nem questionam o seu impacto no orçamento, afinal, está fora de cogitação eliminar completamente, por exemplo, as despesas com a conta de água, certo? Entretanto, saber lidar da maneira correta com esses gastos recorrentes é muito importante para minimizar os custos e evitar atrasos no pagamento.

Como descobrir a porcentagem dessas contas no seu orçamento?

A porcentagem que as contas básicas têm no orçamento de uma família pode variar bastante entre uma e outra – além de sofrer variações de acordo com a época do ano. Entretanto, dificilmente esses gastos representam menos de 10% de um orçamento familiar, podendo chegar a consumir quase metade de todo o dinheiro que entra na sua conta.

Para descobrir a porcentagem dessas contas no seu orçamento, basta fazer um controle rigoroso sobre as despesas. Anote todos os seus gastos ao longo de um mês e confira pelo cálculo: 

Porcentagem das contas básicas = (Contas básicas ÷ Despesas totais) * 100

Com base nele, você pode analisar o real impacto dessas contas no seu orçamento. Será que seria possível reduzir esses gastos? Quais são as outras despesas que também comprometem uma boa parte do seu dinheiro?

Planejamento financeiro para o futuro

O planejamento financeiro permite que você consiga manter uma saúde financeira em longo prazo. De nada adianta identificar a porcentagem das contas básicas no seu orçamento doméstico se você não tomar atitudes com base nessa informação, não é?

Sabendo do valor médio que é gasto em contas básicas, você pode reservar o dinheiro adequado para o pagamento, traçar metas para a redução dessas contas nos próximos meses e dividir o restante do orçamento para os outros gastos da sua família. Todas essas ações lhe aproximam do equilíbrio financeiro.

Se as contas básicas não podem ser eliminadas completamente, o que você tem a fazer é lidar com elas da melhor forma. Conhecendo o seu funcionamento e entendendo o impacto desses gatos no seu orçamento, fica mais fácil conseguir equilibrar as contas.

Você já conhecia a porcentagem que as contas básicas têm no seu orçamento? Sempre que surgirem dificuldades para pagar todas as contas básicas, você pode utilizar o Jeitto – seu empréstimo online na medida certa e sem juros.