Blog

Saiba mais sobre o Serasa Score e aprenda a aumentar sua nota na avaliação

11.10.2017

Saiba mais sobre o Serasa Score e aprenda a aumentar sua nota na avaliação

Você já ouviu falar em score de crédito? É um indicador que aponta as chances de inadimplência de uma pessoa. Quer saber sua nota e como aumentá-la? Veja nossas dicas!

Você emprestaria dinheiro para alguém que não conhece? Provavelmente a resposta é não, já que o risco de sair prejudicado dessa situação é grande. O mesmo acontecia para bancos, empresas, financeiras, que tinham dificuldade na hora de avaliar se concederiam crédito ou não a alguém. Para auxiliar nessa tarefa, nasceu o Serasa Score, uma ferramenta que ajuda a mostrar mais sobre o seu histórico financeiro a essas empresas que oferecem crédito. Quer saber mais? O Jeitto explica para você como isso funciona e também dá dicas para quem está com o score baixo possa melhorar a pontuação. Confira!

Serasa Score

Serasa Score é uma ferramenta que ajuda a analisar o histórico de uma pessoa como consumidor. Fácil de usar – basta fazer o cadastro no site – e gratuita, ela avalia seus hábitos e gera uma pontuação que vai de 0 a 1000, indicando qual a possibilidade dessa pessoa deixar de pagar alguma compra nos próximos 12 meses, uma forma de saber se existe uma chance dela dar calote. Esse número é usado para conceder crédito, empréstimos e até para determinar o limite do cartão de crédito.

Como é feito a pontuação do Serasa Score?

O cálculo usa estatísticas para determinar a pontuação. O Serasa Score considera inúmeras informações sobre o consumidor para determinar a chance de inadimplir. Por exemplo: o histórico de inadimplência do consumidor, se ele está com nome sujo, se tem dívidas em atraso, seu relacionamento com empresas financeiras e também seus dados cadastrais. Quanto menor a pontuação, menor é a chance de que as contas sejam pagas em dia.

Veja a classificação:

  • até 300 pontos: alto risco de inadimplência
  • de 301 pontos a 700 pontos: médio risco de inadimplência
  • de 701 pontos a 1000 pontos: baixo risco de inadimplência

A renda influencia na pontuação?

Se você acha que quem recebe um salário maior tem uma reputação melhor no Score Serasa, saiba que isso não funciona bem assim. Não adianta ter muito dinheiro e dever mais ainda ou não pagar as contas em dia. Saiba que o que importa realmente é ter como honrar financeiramente com os compromissos que assume.

Minha pontuação é baixa. E agora?

Consultou sua pontuação no Serasa Score e o resultado não foi tão bom? Não precisa ficar desesperado! Você pode mudar essa situação. Veja 5 maneiras de aumentar sua pontuação e também a chance de conseguir melhorar a sua reputação.

  1. Tenha um histórico
  2. Para ser “visto” pelo Serasa Score, você precisa aparecer. Abrir uma conta em um banco ou ter uma conta, como de luz e água, no seu nome podem ajudar a ferramenta a saber que você existe e também a ter como identificar seus hábitos.

  3. Pague suas contas em dia
  4. De nada irá adiantar você transferir as contas da casa para seu nome se não pagá-las em dia. Não deixe que o esquecimento prejudique seu score e ainda acabe em multas e juros. O Jeitto pode te ajudar nessa tarefa: pague suas contas pelo app e evite as longas filas da lotérica. Faça tudo pelo celular de forma simples e tenha até 40 dias para pagar, tudo sem juros e com uma tarifa pequenininha. Baixe agora e aproveite essas vantagens!

  5. Pegue dinheiro emprestado apenas quando for necessário
  6. Quer comprar uma televisão, uma geladeira ou um celular novo? A dica é juntar o dinheiro para esse tipo de compra e evitar pedir crédito quando não for realmente essencial.

  7. Pague suas dívidas
  8. Está com contas atrasadas e ficou com o nome sujo? Resolva essa situação para melhorar seu score. Mesmo aquelas dívidas mais antigas, que nem constam mais como pendências no SPC e Serasa, podem acabar influenciando na pontuação. Não adianta enrolar, esse tipo de pendência faz parte do seu histórico.

  9. Mantenha seu cadastro atualizado
  10. Faça o Cadastro Positivo no site do Serasa e mantenha seus dados atualizados. Informações simples, como email, endereço e telefone podem ajudar seu cadastro a ficar ainda mais confiável. Ele ainda registra suas informações mais importantes para as empresas que concedem crédito, como contas pagas em dia, bom relacionamento com bancos e lojas, e ainda ajuda quem não tem como comprovar a renda, mas sempre paga as dívidas em dia.

Entendeu um pouco mais sobre a importância de ter um bom currículo financeiro? Agora é só seguir nossas dicas para que sua pontuação fique maior e seu nome fique ainda melhor na praça.