Blog

Nome sujo: como saber se o nome está no Serasa?

27.11.2017

Nome sujo: como saber se o nome está no Serasa?

Quer descobrir se o seu nome está no Serasa? O Jeitto explica como e ainda dá dicas do que fazer quando se está negativado. Confira!

Imagine esta situação: você vai até uma loja, escolhe um produto e opta por pedir crédito para pagar parcelado. Até aí, tudo bem, mas nessa hora descobre que o seu nome está sujo e o pedido foi negado. Desagradável, não é? Ainda bem que isso pode ser evitado! Agora você consegue consultar o CPF grátis. Assim, você pode descobrir se está negativado até sem sair de casa! Veja o passo a passo que o Jeitto separou para consultar se o seu nome está sujo no Serasa e ainda saiba algumas dicas do que fazer caso descubra que está nesse órgão de proteção ao crédito. Confira!

Como consultar se o nome está no Serasa?

Diferente do passado, agora você pode saber de forma fácil e gratuita se está com o nome sujo. O Serasa disponibiliza três maneiras de consulta. São elas:

  • Pela internet
  • Por meio de uma ferramenta lançada recentemente, que pode ser utilizada pelo site ou pelo aplicativo, você pode consultar seu CPF para descobrir se está negativado. Além da sua situação, também é possível saber o valor e para qual empresa você deve. Para isso, basta acessar o site SerasaConsumidor ou baixar o app com o mesmo nome na loja de aplicativos do seu celular e fazer seu cadastro. É fácil e não precisa pagar nada.

  • Presencialmente
  • Se você preferir, pode saber sua situação em uma das agências do Serasa. São 34 unidades espalhadas em 21 estados brasileiros. Para saber se existe uma perto de você, basta acessar a listagem de endereços disponível no site.

  • Por carta
  • Existe também a opção de enviar uma carta, que é um pouco mais demorada, mas também possibilitará que você saiba se está negativado. Basta escrever uma carta dizendo que você está solicitando a consulta do seu CPF, informando o número, nome completo e RG. Inclua no envelope as cópias desses documentos e a assinatura com firma reconhecida em cartório. A carta deve ser encaminhada para Rua Episcopal, 2005, Centro, São Carlos – São Paulo – 13560-000.

Como fiquei com o nome sujo?

Para estar com o nome no órgão de proteção ao crédito, você deve ter deixado de pagar alguma dívida. E saiba que isso não demora a acontecer: a partir do primeiro dia de atraso no pagamento de uma conta, o credor já pode buscar uma empresa que administra cadastros de inadimplência, como o Serasa. Por lei, ela é obrigada a enviar uma carta ao devedor avisando que ele terá 10 dias corridos para pagar a dívida ou tentar uma negociação antes que o nome seja incluído no cadastro de inadimplência. Após esse prazo, se a pendência não for regularizada, o nome irá para a base de inadimplentes, o popularmente conhecido “nome sujo”.

O que acontece se estou inadimplente?

Com o nome no Serasa ou em outros órgãos de proteção ao crédito fica bem mais complicado para conseguir parcelar compras, fazer financiamentos e até mesmo solicitar um cartão de crédito. Por isso, é importante tentar resolver essa situação com urgência!

Descobri que estou com o nome sujo. E agora?

Consultou sua situação e viu que está com seu nome na lista de inadimplentes do Serasa? Então é hora de tentar limpar seu nome. Para isso, existem algumas alternativas fáceis, como negociar essa pendência pelo Serasa Limpa Nome. Depois de ter se cadastrado no SerasaConsumidor para consultar seu CPF, basta ir até a opção “Serasa Limpa Nome”. Lá, algumas empresas parceiras negociam por ali mesmo a dívida, tudo de forma bastante fácil. Para saber se a empresa credora é participante, é só clicar na opção “negociar”. Se for o seu caso, depois de fazer essa negociação, você realiza o pagamento e pronto! Em pouco tempo a empresa dá baixa na dívida e você fica com o nome limpo novamente.

Para empresas que não fazem parte do programa, você precisará entrar em contato e resolver a situação direto com ela. Tem dúvidas sobre como fazer a negociação? Então veja algumas dicas que já demos aqui no blog do Jeitto clicando aqui.

Pronto! Agora você já sabe como consultar se está com o nome sujo e ainda aprendeu o que acontece com quem está inadimplente, além de como resolver isso. Então faça já a verificação da sua situação e coloque sua vida financeira em ordem. Afinal, é muito melhor se organizar e ter um histórico em ordem do que se perder diante de várias contas. Parta para a negociação e resolva de vez essa pendência. Depois disso, é só agir com equilíbrio e evitar entrar outra vez nessa situação. E, se você viu que está com o nome limpo, parabéns! Esse é um sinal de que sabe lidar bem com seu dinheiro. Continue assim e tenha cada vez mais próspera e equilibrada. 😉