Blog

Fatura do cartão de crédito: entenda todas as informações

08.11.2018

Fatura do cartão de crédito: entenda todas as informações

Entenda todos os campos que estão presentes na sua fatura do cartão de crédito.

Você compreende todas as informações que estão na sua fatura do cartão de crédito? Apesar de fazer o pagamento da fatura todos os meses ser uma atividade que faz parte da rotina dos brasileiros, é grande o número de pessoas que não compreende todos os campos que aparecem nesse documento.

Em um mês que você não possui toda a quantia necessária para pagar a fatura, é essencial saber exatamente quais são as taxas de juros cobradas pelo atraso no pagamento, não é? Ou, então, saber como analisar quais são as parcelas que estão pendentes para o mês seguinte – permitindo que você faça um planejamento financeiro.

Para ajudá-lo a entender todas informações importantes da sua fatura do cartão de crédito, veja quais são os principais campos inclusos nesse documento. 

Quais são os principais campos da fatura do cartão de crédito?

Geralmente, o foco de atenção de quem recebe a fatura do cartão de crédito está no valor total da fatura e na data de vencimento, certo? Porém, existem outras informações que podem ajudá-lo a criar mais controle sobre as suas finanças. Veja quais são elas:

Histórico das despesas

O histórico das despesas mostra todas as operações que foram feitas no seu cartão de crédito durante aquele mês – incluindo o nome do estabelecimento e a data da compra. Essas informações são importantes para checar se todas as contas realmente estão certas, e identificar despesas que não estavam previstas.

Total da fatura

Trata-se do valor total a ser pago pela fatura do cartão de crédito daquele mês.

Pagamento mínimo

É o pagamento mínimo que deve ser feito pela fatura. Entretanto, é preciso entender que todo o restante do valor que não for pago deverá ser quitado no mês seguinte – com o valor de altas taxas de juros ao longo desse período.

Parcelamento da fatura

É uma proposta de parcelamento do valor total da fatura oferecida pelo banco. Porém, nesse caso, também acontece a incidência de uma alta taxa de juros que eleva muito o valor total a ser pago.

Data de vencimento

Indica a data de vencimento da fatura. Caso o pagamento não seja feito até essa data, o banco iniciará a cobrança de juros em multas.

Limite de crédito

Indica o limite de crédito que você tem no seu cartão de crédito e a parcela que foi consumida na sua fatura.

Parcelas a vencer

Indica todas as parcelas que estarão presentes na sua próxima fatura. Trata-se de uma ótima forma de controle de despesas para os meses seguintes – permitindo que você acompanhe o pagamento de todas as parcelas das compras feitas a prazo ou pagamento de serviços recorrentes.

Data prevista para o fechamento da fatura

Indica qual é a data em que a sua fatura é fechada. Após essa data, as compras feitas no cartão de crédito entram apenas na fatura do mês seguinte.

Encargos

É o campo que mostra a taxa dos juros e da multa, caso você atrase ou não pague alguma fatura.

E então, já conhecia todas essas informações que estão presentes na sua fatura do cartão de crédito? Se você busca pelas melhores formas de lidar com as suas finanças, conheça o Jeitto – um aplicativo de empréstimo online na medida certa e sem juros!