Blog

Dicas infalíveis para economizar nas compras de fim de ano

04.12.2017

Dicas infalíveis para economizar nas compras de fim de ano

Não quer que os gastos com a ceia e presentes pesem no bolso? Então veja as dicas que o Jeitto separou para economizar nas compras de final de ano. Confira!

O fim de ano está chegando e muitas pessoas já começaram a se preparar para as diferentes festas realizadas nessa época. É Natal em casa com a família, Ano Novo na praia com os amigos, diversas revelações de amigo secreto, encerramentos e outras várias comemorações que aparecem ao mesmo tempo e, apesar de serem bastante divertidas, podem acabar consumindo um bom dinheiro. Está pensando em como fazer seu orçamento sobreviver a tantos gastos para não começar 2018 no vermelho? Então veja as dicas que o Jeitto preparou para você evitar gastos desnecessários, manter-se concentrado em seu planejamento e começar o ano novo com dinheiro no bolso. Confira!

Economizando nas festas de fim de ano

O final de ano pede controle, não só pelos inúmeros eventos que podem nos fazer gastar mais dinheiro, mas também pelos ganhos extras que oferece, como o décimo terceiro salário, bonificações e férias. Com dinheiro nas mãos, você precisa de cuidado redobrado para não acabar se perdendo nos gastos. Quer saber como economizar nas compras de Natal e Ano Novo? Então veja nossas dicas:

Planejamento

O primeiro passo para não gastar mais do que deve ou endividar-se nas festas de final de ano, o que é pior ainda, é ter controle total sobre seus gastos. E isso começa com aquela dica que já apareceu por aqui: planeje-se anotando todas as despesas, das fixas até as extras que aparecem agora, quais são suas dívidas e também as contas que devem surgir no começo do ano, como IPVA e IPTU. Agora, parta para a organização do que precisa ser comprado e o quanto de dinheiro sobrou para isso. E não esqueça de separar aquela parte importante para uma reserva de emergência!

A ceia de Natal

Antes de ir ao mercado providenciar tudo o que precisa para a ceia de Natal, pense na lista de convidados para definir o cardápio. Não deixe de considerar a faixa etária, se são homens, mulheres ou crianças e a duração da festa. Tente sempre minimizar a variedade de pratos. Não há necessidade que fazer vários tipos de carnes. Pense sempre em opções que agradariam a todos e aposte em receitas práticas. A internet pode ajudar nessa tarefa! Se estiver com pouco dinheiro, veja ingredientes que podem ser substitutos daqueles mais caros, como o bacalhau, por exemplo, que pode dar lugar ao filé de merluza. Já aquelas aves que são comuns nessa época podem ser trocadas por um frango ou pernil suíno. Sempre é possível fazer uma ceia econômica com um pouco de criatividade. Para dar um toque especial, aposte nos temperos e acompanhamentos bem caprichados.

Se não abre mão de damascos, peru, avelãs, nozes, castanhas, camarões, romãs e cerejas, não deixe de pesquisar muito antes de comprar. Para completar a mesa, as frutas sempre são tradição. Quando for escolhê-las, fique atento: dê preferência às da estação e nacionais, já que são mais baratas. E lembre-se do seu público. Essas frutas são mesmo comidas ou acabam só na decoração? Se for o segundo caso, não leve. Evite o desperdício e o peso no bolso.

Faça você mesmo

Uma maneira muito boa de economizar nas festividades de final de ano é fazer enfeites de Natal em casa e também a comida das ceias. Existem diversos tutoriais na internet que ensinam a criar de tudo de maneira prática, muitas vezes transformando o que você já tem e até mesmo jogaria fora em uma bela decoração. Esses detalhes simples vão fazer muita diferença na festa. Coloque a mão na massa e capriche!

Divida os gastos

Mesmo pesquisando muito e optando por fazer tudo em casa, você ainda pode ter vários gastos com a ceia e, se a família for grande, ficam maiores ainda. E é aí que aparece uma boa opção: dividir as tarefas e gastos. Os participantes da festa podem trazer os pratos, bebidas e também utensílios para a festa. Caso prefira, ainda pode optar por uma “vaquinha” e compartilhando os custos. Assim todos ajudam e a conta não sai pesada para ninguém.

Inove no presente

Além das comidas, uma parte que acabar pesando no orçamento dessa época do ano é a compra dos presentes. E, se você tem o hábito de colocar a família inteira na lista, pode doer bem mais no bolso. Que tal mudar um pouco este ano? Uma maneira legal de fazer isso é combinar com a família toda de fazer apenas um amigo secreto ou suas variações divertidas. Assim, cada um gasta apenas com um presente e também sai ganhando no final. Outra opção é reduzir a quantidade presenteando apenas as crianças. Faça uma lista e divida o valor que você tem disponível para essa quantidade de pessoas. Opte por itens mais simples, mas que vão agradar essa turminha e não deixarão a data passar em branco. Você não abre mão de presentear todo mundo? Então mude o jeito de fazer isso. Troque os presentes comprados por aqueles que você mesmo fez. De itens de decoração, como porta-retratos, até comidinhas, como cookies e brownies em embalagens bonitas. Opções não faltam! Solte a imaginação e crie suas próprias lembranças.

Controle total

A época de Natal e Ano Novo traz sempre muitas tentações quando o assunto é compra. Aquele mar de pessoas tão ansiosas quanto você pode acabar fazendo com que você não pense muito na hora de fazer alguma escolha. Então tente manter o foco. Quando sair nessa missão, vá sozinho. Se for levar alguém, que seja mais controlado que você.

Para pagar, dê preferência sempre ao pagamento à vista, melhor ainda se for em dinheiro, evitando levar parcelas com você para o próximo ano e, de quebra, ganhar um desconto. Aproveite as semanas que antecedem essas datas tão importantes para fazer suas compras. Além do movimento intenso, o calor da época sempre torna essa tarefa ainda mais cansativa. Comprar com antecedência ajudará você a fazer fazer escolhas mais conscientes, encontrar com mais facilidade tudo o que precisa e ainda ter tempo para pechinchar.

Prestou atenção em todas as dicas do Jeitto para conseguir economizar nas compras de fim de ano? Então agora é hora de fazer boas escolhas! Com todo planejamento em mãos, vá preparar tudo o que precisa para as festas da época mais encantadora do ano. E, se nessa correria suas contas estiverem vencendo e os créditos do celular chegarem ao fim, você já sabe o que fazer: conte com o Jeitto! Com o app, você resolve tudo isso sem sair de casa, de maneira prática, rápida, sem filas ou deslocamento. Baixe agora e cadastre-se!