Blog

Como economizar gás de cozinha?

05.02.2018

Como economizar gás de cozinha?

Veja como algumas mudanças na sua rotina podem ajudar a economizar gás de cozinha.

O preço do gás de cozinha tem pesado no bolso do brasileiro. Em 2017, depois de uma escalada de aumentos, o preço teve a maior alta em 15 anos, subindo em média R$ 10 por botijão. Uma nova política de preços foi implantada com o objetivo de ajudar a reduzir esse custo para o consumidor, mas algumas medidas podem ser tomadas por precaução aí na sua casa para fazer com que esse custo não seja tão alto no final do mês. É fácil! Quer saber como economizar gás de cozinha? Então veja as dicas que o Jeitto separou para você.

  1. Cuidado no preparo
  2. Antes de ligar o fogo e levar os ingredientes para a panela, deixe tudo previamente preparado. Evite perder tempo picando, temperando, organizando ou lavando o que irá usar. Economizar tempo é economizar o gás. Então evite deixar o fogão ligado sem necessidade enquanto está colocando as coisas em ordem.

  3. Cada panela na boca certa
  4. Use sempre as panelas de acordo com o tamanho da chama do fogão. Sabe aquele hábito de na hora da pressa colocar uma panela pequenininha em uma boca grande só para fazer tudo mais rápido? Deixe-o agora! Isso acaba desperdiçando muito, já que boa parte do calor está sendo transferido para o ar, não para a panela, já que a chama fica para fora. E o contrário também atrapalha: uma panela grande em um queimador pequeno demais exige mais muito tempo para o cozimento, fazendo com que você acabe gastando mais.

  5. De olho no forninho
  6. Alguns cuidados ao usar o forno também são essenciais para a economia. Algumas receitas pedem que o forno esteja preaquecido. Mas não precisa exagerar e deixá-lo ligado muito tempo antes de colocar o alimento! Aquecer por 10 minutos muitas vezes já é o suficiente. Na hora de assar, controle a vontade de dar aquela espiada o tempo todo para ver como está ficando. Abrir a porta do forno sem necessidade faz com que ele perca o calor interno. Se for preparar mais de uma receita assada no mesmo dia e tiver espaço no forno, faça tudo de uma vez só. Assim você economiza gás e bastante tempo!

  7. Panela de pressão
  8. Sabia que a panela de pressão pode ajudar – e muito – na economia de gás? Ela cozinha os alimentos bem mais rápido do que a panela tradicional e, portanto, gasta menos gás que o cozimento em uma panela comum.

  9. Pré-preparo
  10. Alguns alimentos demoram um pouco mais para cozinhar, como feijão, arroz integral e grão de bico. Mas o tempo pode ser reduzido consideravelmente se você deixá-los de molho antes de levar ao fogo. Isso acontece já que a parte interna acaba ficando mais macia quando passa por esse processo, tornando o cozimento muito mais rápido.

  11. Corte em cubinhos
  12. Carnes, raízes e legumes duros também podem exigir bastante tempo de fogo para ficarem molinhos. Por isso, se a receita permitir, tente cozinhá-los cortados em cubinhos, acelerando o cozimento. Mas não coloque muita água! Deixe apenas a quantidade necessária para ferver e cozinhar tudo.

  13. Pré-preparo
  14. Alguns alimentos demoram um pouco mais para cozinhar, como feijão, arroz integral e grão de bico. Mas o tempo pode ser reduzido consideravelmente se você deixá-los de molho antes de levar ao fogo. Isso acontece já que a parte interna acaba ficando mais macia quando passa por esse processo, tornando o cozimento muito mais rápido.

  15. Corte em cubinhos
  16. Carnes, raízes e legumes duros também podem exigir bastante tempo de fogo para ficarem molinhos. Por isso, se a receita permitir, tente cozinhá-los cortados em cubinhos, acelerando o cozimento. Mas não coloque muita água! Deixe apenas a quantidade necessária para ferver e cozinhar tudo.

  17. Evite vazamentos
  18. Além de ser extremamente perigoso, um vazamento de gás pode causar prejuízo no bolso. Verifique com frequência se a mangueira está inteira, bem encaixada e dentro da data de validade. Caso esteja com defeito, vazamento ou vencida, troque imediatamente!

    Importante: nunca tente tampar os furos da mangueira. É um mito achar que pode se preencher furos na mangueira com sabão, por exemplo. Ele pode ajudar apenas na hora da instalação do botijão de gás, mostrando se há gás saindo pela válvula, o que é indicado pela formação de bolhas. Nunca use-o para cobrir sinais de vazamento, pois isso pode ser muito perigoso.

    Basta acrescentar ou mudar alguns hábitos no dia a dia. E, se na hora de pagar sua conta, precisar de uma ajuda, você já sabe que pode contar com o Jeitto! No aplicativo, você paga sua conta de gás, luz, água, telefone, internet e ainda recarrega o celular da Oi, Tim, Vivo, Claro, Nextel ou Algar sem sair de casa. São até R$ 150 de limite para você usar. Todas as suas despesas são reunidas em uma única conta, com até 40 dias para pagar. Quer conhecer mais? Clique aqui. Baixe agora e cadastre-se!