Blog

6 hábitos ao dirigir que gastam mais gasolina

11.10.2018

6 hábitos ao dirigir que gastam mais gasolina

Conheça 6 hábitos ao dirigir que gastam mais gasolina e geram mais custos para o seu bolso.

Muitos brasileiros adotam alguns hábitos ao dirigir que provocam o aumento do consumo de gasolina no dia a dia. Considerando o alto custo para abastecer o carro, esse gasto desnecessário de combustível pode gerar um aumento nas despesas domésticas – tornando mais difícil equilibrar as contas.

Você costuma utilizar o ar condicionado sempre que usa o carro? Ou, então, não tem o costume de calibrar os pneus semanalmente? Esses são alguns hábitos que podem contribuir para o aumento do consumo do seu carro. Porém, com o conhecimento sobre quais são as melhores formas de reduzir esse consumo, é possível diminuir os custos para o seu bolso.

A seguir, listamos 6 hábitos ao dirigir que gastam mais gasolina, de forma a ajudá-lo a melhorar a maneira como você utiliza o seu carro. Acompanhe.

Hábitos ao dirigir que gastam mais gasolina

1. Dirigir com os pneus descalibrados

Andar com os pneus descalibrados faz com que o carro consuma mais combustível. Isso acontece porque os pneus murchos têm mais superfície de contato com o solo – fazendo com que o motor precise realizar um esforço maior para movimentar o veículo e consuma mais gasolina.

Por conta disso, é indicado que você siga as recomendações de calibragem que estão no manual do proprietário ou crie o hábito de calibrar os pneus semanalmente.

2. Acelerar mais do que o necessário

A lógica sobre a aceleração é bem simples: quanto mais você acelera, maior é o consumo de gasolina do seu carro. Dois maus hábitos ao dirigir surgem disso: esticar as marchas até o fim ou andar com marchas mais altas. Ambas práticas elevam o consumo de combustível do carro.

3. Usar excessivamente o ar condicionado

O uso do ar condicionado gera um aumento no consumo de combustível do carro. Por esse motivo, sempre que for possível, ande com ele desligado ou utilize apenas a função de ventilação.

Entretanto, é preciso observar uma exceção para essa regra: durante viagem, em situações em que o carro atinge velocidades superiores, o ar condicionado consome menos combustível do que andar com os vidros abertos, pois a resistência do ar que entra faz com que o veículo precise de mais potência para se manter em velocidade constante.

4. Carregar muito peso

Quanto mais peso o carro carrega, mais esforço o seu motor precisa fazer para movimentá-lo. Para compreender isso, basta pensar no esforço que você precisa para carregar uma mochila muito pesada ou várias sacolas de compras no supermercado. A lógica aplicada para o seu carro é a mesma dessas situações.

5. Andar com o carro desalinhado

Quando um carro está desalinhado e puxa mais para um lado do que para o outro, o motor precisa fazer mais força para andar em linha reta – aumentando o consumo de combustível. Além disso, essas situações também aumentam o desgaste dos pneus do carro.

6. Realizar percursos curtos de carro

Em várias situações, deixar o carro na garagem e pegar um Uber pode ser uma alternativa mais econômica para se locomover. Em percursos curtos, o carro tem um consumo maior de gasolina por conta das frequentes arrancadas e freadas.

Você já conhecia esses hábitos ao dirigir que gastam mais gasolina? Se optar por utilizar o Uber, baixe o Jeitto para comprar créditos com muita facilidade – com a possibilidade de pagar em até 40 dias sem juros!