voltar
Comportamento
por
Thaiz Helem
February 9, 2023
Cuidados no Carnaval: Dicas pra curtir a folia com segurança
Veja como se preparar para o Carnaval e curtir sem passar perrengue

No ano de 2023, o Carnaval vai ser comemorado sem restrições pela primeira vez desde a pandemia. Depois de três anos de pausa nas grandes festas, por causa do Covid-19, a programação normal  está de volta, e agora o brasileiro pode curtir o feriado do melhor jeito.

Por todo o Brasil, muitas pessoas já estão se aquecendo pra entrar com tudo nessa folia. Mas além de toda animação, é importante se preparar e não deixar que esse retorno te faça esquecer da sua  proteção durante esses dias. 

Confira abaixo dicas de prevenção no carnaval para curtir a folia com segurança.

1. Dica para economizar no Carnaval: Faça seu planejamento

Foto de Kelly Sikkema na Unsplash

Mesmo quando o assunto é se divertir, o planejamento ainda é necessário e uma ótima ferramenta para economizar no Carnaval. Por isso, faça uma lista com antecedência e, a partir dela, separe um valor destinado aos seus gastos para o feriado. 

Sua lista de Carnaval pode incluir seus gastos como:

  • Fantasias
  • Comida
  • Bebidas
  • Transporte

E não se esqueça de separar uma reserva para urgências que podem acontecer.

2. Fique de olho nos ingressos falsos

Foto de thapanee srisawat na Unsplash

Pela grande busca por festas que essa época do ano traz, muitas pessoas se preparam para produzir e vender ingressos falsos. Então, na hora de comprar, verifique se é uma fonte confiável para que você consiga curtir o Carnaval com segurança.

Além de dar preferência para ingressos que são vendidos no ponto oficial de vendas, é importante ficar atento ao nome do ingresso e ao valor. Ah! E se o preço for muito abaixo do normal, desconfie.

3. Leve uma pochete ou doleira com você

Foto de Jose Luis Espindola na Unsplash

Além de ser uma grande febre nos bloquinhos por compor o estilo da galera, as pochetes também são uma ótima dica para aproveitar o Carnaval com segurança, além de grande ajuda para guardar seus pertences e não esquecer onde. 

A pochete é um acessório que você usa grudado ao corpo e onde seus olhos podem ver. Isso facilita que seu celular, cartões, documentos e outros objetos pessoais estejam sempre com você.

Já a doleira fica guardada por dentro da roupa, e assim protege ainda mais os seus pertences.

Mas, lembre-se: seja pochete ou doleira, é importante não tirar do corpo e mesmo assim ficar sempre atento.

4. Cuidado na hora de passar seu cartão

Foto de Towfiqu barbhuiya na Unsplash

Muitos vendedores se aproveitam do momento de compra das pessoas para aplicar golpes e fazer a troca de cartões. Assim, você pode acabar perdendo o seu e sair no prejuízo. 

Para evitar esse tipo de problema, prefira usar dinheiro vivo. Mas se não for possível, sempre tente passar você mesmo o cartão na maquininha, ao invés de deixar na mão do vendedor para que ele faça isso. 

Além disso, sempre dê uma olhada em volta e tenha certeza de que não há alguém tentando enxergar a sua senha ao digitar.

5. Fique atento aos valores da sua compra

Foto de Clem Onojeghuo na Unsplash

No calor do momento, tumulto e correria, alguns golpistas podem aproveitar a situação para tentar te cobrar a mais pelo valor da sua compra sem que você perceba. 

Mas vale lembrar de sempre conferir o valor total da sua compra e ter certeza de que o valor final corresponde ao preço de tudo o que você comprou. Toda atenção é necessária quando se trata de cuidados durante o carnaval.

6. Pra curtir, não precisa pagar caro

Foto de call me hangry 🇫🇷 na Unsplash

Ao consumir algo durante esse período, fique atento aos preços de qualquer produto e tenha certeza de que é realmente necessário. 

Em alguns casos, como bebidas e comidas, dê prioridade pra comer em estabelecimentos que sejam mais em conta e de acordo com o seu bolso. Então, já sabe: lembre do seu orçamento para o feriado e não o extrapole.

Dica extra: pra tudo #TemUmJeitto

Se você já começou a se planejar pra pular carnaval, mas acha que os seus gastos vão ir um pouco além do seu orçamento, com o app Jeitto você pode ter crédito pra fazer o pagamento das compras da sua lista, ter aquela reserva para as urgências que podem te pegar de surpresa e até mesmo já ter seu fôlego financeiro para não se atolar em contas no pós carnaval.

Conteúdos que você também vai gostar

Receba nossas novidades!

Acompanhe as novidades do Jeitto e receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail.
Obrigado! Agora você vai receber as novidades do Jeitto no seu e-mail.
Informe seu e-mail corretamente
Não caia em golpes: Não solicitamos depósitos antecipados e nunca entramos em contato solicitando dados pessoais ou senhas.